quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A CORISTA

Eu tive um sonho que ontem realizei e que hoje estou a partilhar convosco.
Desde muito pequena quando me perguntavam: “O que queres ser quando fores grande?” Eu respondia sem hesitar: “PROFESSORA!” E treinava, treinava muito com as bonecas. Já nessa altura os amigos da família quando falavam de mim diziam: “A senhora professora….”
E fui! Durante toda a vida! Foi um sonho realizado! Trouxe-me muita felicidade, muita satisfação, aumentou a minha auto-estima, realizei-me como adulta e a cada dia que passava rejuvenescia com o que aprendia com os alunos e com os obstáculos que tinha que ultrapassar. Nunca em momento algum, pensei em desistir, mesmo quando surgiam momentos menos felizes. Nunca me senti obrigada, estudava, programava, lutava, refilava, explodia, discutia, contemporizava, respeitava, fazia-me respeitar, amava, confiava, … e nunca me dei mal.
Nunca pus a família de parte, ou lhe dei menos atenção, fui sempre uma mulher/esposa, filha e mãe presente e nunca considerei o fardo pesado, sempre tive jeito para gerir muitíssimo bem o meu tempo.
Mas não era deste sonho que eu queria falar. Era DESTE!
Em adolescente fui ao Parque Mayer assistir a uma Revista e apaixonei-me pelas figuras femininas semi-nuas. Como seria bom estar no lugar delas, as luzes, os brilhantes, as purpurinas, as plumas, o porte altivo, as pernas ao léu, a leveza no andar … tudo isso eu desejei para mim. Uma força irresistível atraía-me para aquele mundo de brilhos falsos, de fantasia, de falsas promessas, com a hipótese de dançar ao som de uma música que me fazia vibrar de um modo diferente, diferente das músicas que até então conhecia. Elas, as jovens que voavam no palco, respiravam sensualidade…Sonho apenas sonhado, nunca revelado, eu sabia que era irrealizável. Não queria ficar órfã ainda tão nova!
Já cinquentona, confessei a três amigos e colegas este me anseio, esta minha vontade, este meu sonho, este meu impulso… e eles gentilmente, num final de ano lectivo, ofereceram-me o toucado que está a coroar a minha cabeça. O cartão que acompanhava esta dádiva, este presente, dizia que nunca era tarde para se realizarem os sonhos…. Eu acreditei! Por isso, ontem actuei perante uma plateia de crianças pequenas, que conhecem muito bem as loucuras da avó, realizando o meu SONHO escondido, o meu SONHO adormecido e, por breves instantes, que se irão eternizar na minha memória eu fui, eu sou uma… CORISTA!
***********
Agradeço à Isabel, à Martinha e ao António que, infelizmente, já não se pode rir com mais esta minha loucura, é uma das estrelinhas que velam por mim, a oferta generosa deste toucado e o incentivo dado para a realização do meu sonho; à minha fotógrafa privativa que me achou muito impaciente (coisas de diva, dizia ela) embora a luz das fotos não esteja famosa (também pelo preço que paguei, o que queria mais); aos meus espectadores (apenas dois, mas do melhor que há, espectadores 5***) e à Tamara, a mão direita da Ana Rita, que achou que eu estava muito bonita e a quem deixei experimentar o meu toucado e a gravar a sua imagem com ele colocado, para a família dela a/o poder apreciar.

51 comentários:

  1. Corista por um dia! :) E foi ou não foi uma tarde divertida? A plateia era pouca mas boa... e a fotografa não podia fazer omeletas sem ovos! E estavas mesmo uma diva, aliás tu ÉS uma diva com ou sem toucado! Beijinhos "coristicos".

    ResponderEliminar
  2. :)) Que bom ter partilhado esse sonho ( e concretização... aqui no blogue!)Deve ter sido um espectáculo com grande ovação final!!! Pena não haver vídeo.... Todas temos sonhos e fantasias destas(ou semelhantes...), mas raramente temos a oportunidade de o concretizar. Viva a Diva! Beijinhos e aplausos!

    ResponderEliminar
  3. Querida Maria Teresa,
    não pára de me surpreender!!! Está magnifica uau.
    Uma verdadeira Diva, muitos parabéns.
    Com carinho
    Abraços enormes
    Sairaf

    ResponderEliminar
  4. Mais um sonho realizado! E com muito estilo...

    Bjokas

    ResponderEliminar
  5. Eu sou porfessora rs.
    Amei o seu texto,vc arrasou.
    Deve ter sido um delícia,enfim amiga, sonho realizado independente das circunstâncias o importante é q realizou né.
    Amei.um beijo grande.

    ResponderEliminar
  6. Querida Maria Teresa;
    Adorei o traje de corista! Fantástico!! ;))
    Beijinho grande* e um óptimo dia*

    ResponderEliminar
  7. Estou muito triste, o meu piqueno apanhou uma pneumonia, por isso, o meu Carnaval foi passado entre hospitais.(Maria Teresa desculpe o desabafo)
    Entretanto o meu mais velho queria gozar o Carnaval, e o avô pacientemente levou-o à sociedade recreativa da nossa aldeia, que faz um baile de máscaras para crianças. Ele adorou...
    E assim se passou mais um Carnaval...
    Sofia Jorge

    Ah! A fotografia está explêndida...

    ResponderEliminar
  8. ter a capacidade de fazer dos sonhos realidade, não é para todos, é apenas para os que realmente acreditam nos sonhos. Parabéns.

    ResponderEliminar
  9. Um sonho que se transforma em realidade, mesmo que por fugazes momentos, é algo de muito belo.
    E tenho que concordar, que estavas verdadeiramente bem.
    Tomara muitas avós terem-te como exemplo...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Olá Maria!
    Fico muito feliz que tenhas realizado um sonho antigo.Porque nunca é tarde...

    Beijo!

    ResponderEliminar
  11. Qume não tem sonhos escondidos, sonhos que nunca realizou por algum motivo? Todos os temos e também o secreto desejo, o sonho de os concretizar um dia.
    Gostei do seu cantinho, muito simpático e com uma escrita de qualidade. Parabéns. Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olha se fosse no Parque Mayer!
    Haveria certamente na 1ª fila um "senhor respeitável" de flor na lapela a mandar-te mensagens telepáticas para no fim irem cear...
    Era assim que acontecia então com as coristas...
    Proponho que passes a sonhar em ser streeper, para assim para o ano teres outra máscara.
    Que tal a ideia?
    Estás óptima na foto e fora da foto e esta conversa pretende ser um elogio.
    Bjo.

    ResponderEliminar
  13. Querida Maria Teresa

    Muito me congratulo pela realização de um sonho teu de sempre. Muita coragem, muito "saber estar".

    As CORISTAS foram sempre figuras teatrais que muito admirei, quantas vezes maltratadas e olhadas de lado por quem, inclusive, tinha telhados de vidro.

    Desde muito jovem, talvez desde os 12 anos, que frequentei os bastidores do teatro de revista (nem idade tinha para assistir aos espectáculos) pela mão amiga de um autor de revista, o Paulo da Fonseca, que fazia "parelha" com o César de Oliveira...

    E quantas amizades não fui fazendo no meio teatral com o decorrer dos anos?

    Parabéns poe este excelente "post" e pelo avivar das minhas memórias te estou reconhecido.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Carinho é o óleo que lubrifica as engrenagens da vida."
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Querida Ana Rita estás a precisar de quê? Tanta "manteiga"...
    Coitadinho do teu pescoço...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  16. Querida Eva não há filme porque a máquina de filmar da "família Gomes", está como os seus ursinhos de porcelana, mas por outros motivos, arrumada não faço ideia onde???!!!!
    Muito obrigada! Estou a agradecer com uma vénia bem ensaiada e com muito cuidado, para não mostrar os buracos das meias, que fui desencantar na arrecadação.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  17. Querida Sairaf, agradeço-lhe as suas gentis palavras mas a menina é suspeita, só vê virtudes em mim e eu tenho imensos defeitos.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  18. Querida Anira os sonhos devem ser realizados, embora nem sempre seja possível, eu sei... mas devemos fazer um esforço para os concretizar de uma forma ou de outra.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  19. Querida Pérola é isso mesmo...
    És professora de quê? Podemos saber?
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  20. Querida Invisível espero tê-la feito sorrir...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  21. Querida Sofia soube logo que vi o seu comentário que estava tudo sobre controlo. Mãe sofre e apanha cada susto... Pode desabafar à vontade, aliás se me quiser escrever para o meu endereço de e-mail estou disponível.
    O J. não se quis mascarar, está a ficar um homenzinho ... e o seu também.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  22. Querido Magia eu acredito nos sonhos (nos bons) e a sua escrita tem esse dom... fazer-me sonhar.
    Obrigada!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  23. Querido Pinguim há muitas avós como eu, felizmente...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  24. Querido JP é isso mesmo, nunca é tarde para nada... mas devo confessar que, às vezes, esqueço-me disso, aplicado a determinadas "situações" da vida.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  25. Querida Angelis muito obrigada pelas suas gentis palavras.
    Este cantinho passou a ser também seu, deixou cá a sua "marca"
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  26. Querido Carapau, a Bacalhoa deu-te a volta ao miolo, eu fazer streep??? Queres que os meus comentadores masculinos morram todos com um ataque de coração fulminante?
    Só me lembro de uma anedota que não posso contar aqui, mas que terminava com o marido a dizer para a mulher:"ó Balbina, Balbina,.... és, és,uma... m****!"
    Quanto ao senhor na plateia seria o que mataria os meus pais!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  27. Querido Vicktor não fui grande frequentadora deste tipo de teatro, a minha ida dependia da vontade dos meus pais, mesmo assim ainda vi algumas revistas com as grandes cabeças de cartaz da época, lembro-me do César de Oliveira que era uma espécie de Filipe La Féria da época, mas do Paulo não...
    Recordar coisas divertidas é muito bom, não é?
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  28. Meus queridos Nancy e Carlos é uma verdade! Obrigada pelo vosso carinho!
    Beijinhos embrulhados para os dois!

    ResponderEliminar
  29. E não é que até leva jeito para a arte? Quem diria, hem? Porte altivo, perna longa...tás na crista da onda Maria Teresa.

    Beijinhos vindos do Parque Mayer, onde eu tb lá faço uns biscates corísticos, lol

    ResponderEliminar
  30. Querida Calendas será que temos ambas o futuro assegurado? Espero não cair da crista, era capaz de me "partir" toda...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  31. Querida Maria Teresa

    Está sensacional!! Mesmo sensacional!
    Mais sensacional ainda é o seu espírito. Parabéns, do fundo do coração, por esse espírito, por essa forma de estar na vida!
    Beijinhos grandes
    (eu também queria ser professora, mas era para fazer testes difíceis. Ainda bem para os futuros alunos que enveredei por outros caminhos)

    ResponderEliminar
  32. Privilegiada voce Maria Teresa. Poucas pessoas conseguem realizar seus sonhos. O seu foi alem do da profissão. Fiquei sonhando...imaginando o sabor de tudo isto...fantástico. Super hiper mega interessante ! Parabens por esta "proeza".
    Isto que é dar sentido à vida !
    Sonhos...possíveis realizá-los ! elisa beth

    ResponderEliminar
  33. Querida Nirvana muito obrigada pelas suas gentis palavras.
    Ainda mal... porque os alunos também precisam de fazer testes difíceis... são treinos para a vida e a vida não é sempre fácil.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  34. Querida Elisa todos devemos pelo menos tentar realizar os nossos sonhos, caso contrário não vivemos, vegetamos.
    Beijinhos embrulhadoa para si!

    ResponderEliminar
  35. A nossa Maria Teresa é muito à frente. ahahah

    ResponderEliminar
  36. Querida S* estou é muito atrasada...:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  37. Nunca é realmente muito tempo para ser tarde, e este post é a prova disso. O sonho existe enquanto existimos e todos esses momentos em que estamos, todos esses anos, meses e dias; horas, minutos e segundos, são momentos perfeitos para o (os) concretizarmos.

    Este post é a prova de que não só é possível fazê-lo, como fazê-lo bem e com estilo =)

    ResponderEliminar
  38. Querida Cherry foi concretizado quando foi oportuno, estou contente por ter conseguido realizá-lo...Podia tê-lo feito com mais "público", não seria difícil ... mas assim foi muito agradável.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  39. Como brasileira, deixo aqui um trecho de uma musica do Gonzaguinha, sobre a vida, que gosto muito e acho que tem tudo a ver com este momento :
    VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ.
    Cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz...
    Eu sei que a vida pode ser bem vivida e o será...
    e isto não impede que eu insista
    é bonita...é bonita e é bonita.
    abraços para voce MARIA TERESA, prazer em conhece-la. elisa beth

    ResponderEliminar
  40. Maria Teresa:

    Mais uma ovação de pé! Está genial. E já viu os espectadores que também têm estado a apludir?

    ResponderEliminar
  41. Querida Elisa obrigada por me indicar o Gonzaguinha, eu aproveito para deixar o endereço elrectrónico, alguns dos meus comentadores talvez queiram partilhar com ambas essa canção
    VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ

    http://www.youtube.com/watch?v=vjqyHkzMgBQ

    Este cantinho também é seu, já cá está. Volte que será será benvinda!

    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  42. Querido Disse o "teatro" está a ficar cheio, a lotação quase está esgotada.
    Como os meus amigos reais e conhecidos mais chegados, desconhecem o endereço do blogue, vou enviar-lhes ou mostrar-lhes pessoalmente as fotografias resultantes da "reportagem fotográfica".
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  43. A realização de um sonho...
    Mas há lá coisa melhor!?
    Como diz a tal canção do Gonzaguinha: Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
    E,
    Viva a vida!
    Abraço

    ResponderEliminar
  44. Homenageando acabei homenageada.
    Gostei do youtube indicado !
    Maria Teresa, beijinhos embrulhados para si tb.
    elisa beth

    ResponderEliminar
  45. Querido Carlos é isso mesmo! Ergo a minha taça e grito bem alto: VIVA A VIDA!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  46. Querida Elisa que bom ter gostado.
    Mais uma vez, os beijos nunca são excessivos, beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  47. Há algo melhor do que a realização de um sonho? Algo que nos deixe mais felizes? Acho que não.. e para ser feliz nunca é tarde...
    Parabéns, está com muito estilo! Fantástica...

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  48. excelente fotografia!!!;-)

    eu gostava que a minha avó também fosse assim "muito à frente"!!:-P

    ResponderEliminar
  49. Querida Mel* pense sempre no que me acabou de dizer e aplique à sua vida, vai ver que por muitos escolhos que encontre no caminho e eu espero que não, há sempre tempo para se ter momentos de felicidade.
    Obrigada!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  50. Querida Chapeu todos somos diferentes, a sua avó não é "louca" como eu, mas tem outras qualidades, aproveite-as ::):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  51. Brincaste bem ao Carnaval, que bom! Escolheste a corista, e que bem! Mas já vi no post anterior que andaste com várias máscaras vestidas, melhor ainda! =)

    xoxo

    ResponderEliminar